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Museu Arqueológico de Alicante | Museu Nacional de Arqueologia - MAI > OUT 2022

El Guerreiro Atlántico. Símbolos de poder?

 

Resultado de uma parceria entre o MARQ – Museu Arqueológico de Alicante, a Fundação C.V. MARQ e Museu Nacional de Arqueologia de Portugal, a exposição O Guerreiro Atlântico: Símbolos de Poder? – inaugurada no dia 18 de maio de 2022 – oferece-nos a oportunidade de contemplar três tesouros nacionais portugueses, os máximos representantes da famosa Cultura Castreja, que, ao longo de quase um milénio, se desenvolveu no noroeste da península, entre o que é hoje a Galiza, a parte ocidental das Astúrias e o norte de Portugal.

Patente na Biblioteca do MARQ - Museo Arqueológico de Alicante, até outubro de 2022, esta exposição, dá continuidade à parceria iniciada com a exposição Ídolos. Olhares Milenares / Ídolos. Miradas Milenares / Idols Millenial Gazes com a cedência de peças do Museu Nacional de Arqueologia, designadamente a estátua de Guerreiro Calaico de Outeiro Lezenho (Nº. Invº. E 3398), o Berrão de Cabanas de Baixo (Nº. Invº. E 5246) e o Torques de Vilas Boas (Nº. Invº. Au 567). Lembramos que o Museu Nacional de Arqueologia encontra-se encerrado para a preparação da obra de remodelação integral no âmbito do PRR.

 

   

Sobre o Guerreiro Calaico:

Escultura monolítica de granito, figurando um guerreiro em posição hierática. Os respetivos atributos inserem-se numa tradição artefactual de cariz indígena: pequeno escudo redondo e plano com "omphalos" central "caetra"; punhal triangular ou espada curta com pomo discoidal; "viria" de dois toros no braço direito; torques com aro aberto espessado nos terminais; "sagum" com decote em ângulo e manga curta, cingido por cinturão. A cabeça é proporcionada, exibindo um cabelo curto que deixa livres as orelhas, barba e bigode. (...). Este tipo de escultura tem vindo ultimamente a ganhar novo protagonismo na investigação devido à ligação que evidentemente têm com estátuas do centro da Europa, pertencentes à escultura monumental celta, evidenciando assim conexões através de toda a Europa em época precoce.

[...]

♦ Para saber mais: Estátua de Guerreiro Calaico

 


 

Sobre o Berrão:

Escultura monolítica representando um porco, em granito. Corpo curto e atarracado, muito mutilado quer nos membros, de que restam apenas pequenas porções, quer na ponta do focinho. Apresenta espinhaço ou crista raquidiana muito larga, a todo o comprimento do dorso, com uma depressão em curvatura. As orelhas são diferenciadas: a da esquerda é saliente e foi parcialmente quebrada e a da direita é formada por cordão saliente elíptico. Apresenta ânus assinalado, em nítida e polida covinha cónica; por cima deste uma cauda enrolada e retorcida como é frequente nos porcos. Esta escultura representa um espécime masculino, como o demonstra a representação das bolsas testiculares, embora parcialmente mutiladas.

[...]

 

♦ Para saber mais: Berrão

 


 

Sobre o Torques de Vilas Boas:

Torques de ouro de aro tripartido e terminais em dupla escócia com decoração. Aro tripartido dividido em três segmentos, um médio e dois terminais, intercalados por duas pequenas gaiolas feitas de dois arames consistentes, dobrados um deles em meandro e outro em ziguezague, e sobrepostos, entrecruzando-se de modo a não permitir a saída de uma esfera que se move livremente no seu interior. O aro é tubular e de secção quadrangular regular com as faces externas planas e decoradas e as internas percorridas por profunda canelura feita a repuxado. O segmento central apresenta as faces externas totalmente ornamentadas a filigrana com um motivo decorativo constituído por dois fios duplos que se entrecruzam enlaçando esférulas dispostas em alinhamentos nas sucessivas dobras e formando losangos na sua zona média preenchendo todo o campo decorativo limitado perifericamente por filetes em corda.

 [...]

 

♦ Para saber mais: Torques de Vilas Boas

 


 

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